Estou lançando aqui, em primeirÃssima mão o link para o mais novo lançamento da SBD, tão novo que ainda não foi oficialmente lançado:
http://www.diabetesebook.org.br
Este projeto é particularmente interessante por vários motivos:
é feito de “informação pura” – fora o singelo banner do patrocinador, o livro é 100% informação cientÃfica. Gosto da internet servindo ao seu princÃpio básico da troca de conhecimento.
Fui incumbido de produzi-lo depois que a SBD desistiu de usar os serviços de uma empresa especializada em mÃdia cientÃfica, que durante meses prometeu e não cumpriu. Minha responsabilidade era enorme e o prazo, apertado. Para piorar a situação, resolvemos arriscar a usar uma plataforma nova – Python – em vez do velho e obsoleto PHP. Muita coisa foi feita em Javacript, inclusive o AJAX implementado no sistema administrativo.
O trabalho de produção do sistema administrativo foi feito em paralelo à produção das templates em xhtml (validado pelo W3C) e ao preparo dos originais. Enquanto essas peças não se encaixaram, os editores não tinham condições de acompanhar ou mesmo entender o processo de produção.
Todo o trabalho foi registrado num documento online, armazenado no Google DOCs, acessÃvel por todos os envolvidos. Centralizamos as solicitações dos clientes e pedidos de revisões e tudo ficou muito mais fácil – acabou aquela chatisse de procurar pendências nos emails antigos.
Os editores do livro já estavam meio descrentes de que eu conseguiria cumprir os prazos quando o livro começou a brotar como por encanto. No momento em que os originais e as imagens foram revisados e entregues, o sistema ficou pronto para cadastrar os dados e o layout pronto para receber os scripts que o tornariam dinâmico. Em poucos dias todos os 19 capÃtulos dos 2 primeiros módulos estavam publicados.
Houve uma tragédia digna de nota. Não teve dimensões catastróficas porque eu tinha um backup da base de dados. Um dos editores não entendeu a função do Ãcone e excluiu um modulo inteiro. Ficou a lição – não oferecer recursos de exclusão de qualquer tipo de registro. Trocaremos o por um botão para ativar/desativar o módulo/capÃtulo/usuário.
O lançamento oficial deverá ocorrer no próximo dia 8 de julho. Já estou com o Statcounter e o Google Analytics a postos para contar os visitantes.
Meus sinceros agradecimentos ao Andrews Medina, o web developer que me convenceu a usar Django/Python para essa empreitada, e aos Drs. Reginaldo e Pimazoni que confiaram e apostaram no nosso talento para descascar esse abacaxi com bisturi.
Deixe um comentário