Diz o ditado que um homem, para se afirmar como tal, deve escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. Esse clichê está ultrapassado: no mundo moderno precisamos realizar várias outras tarefas para obtermos um mÃnimo de hombridade. Quem não tem um endereço de e-mail, hoje em dia, é encarado como um alienÃgena. Ter um site, um blog ou ao menos participar de um site de networking social também já é considerado como “essencial” para quem tem uma empresa e quer divulgar seu produto e serviço na internet.
Por isso, muita gente me procura para “fazer um site”. Aqueles mais antenados com as funções, capacidades e potencial da internet já têm uma boa idéia do que é produzir e manter um site funcionando. Mas a maioria ainda pensa que fazer um site é como escrever um livro, que você publica e espera ser um sucesso de vendas; ou como plantar uma árvore, que você joga a semente e espera 20 anos para ela produzir; quando na verdade produzir um site está mais para gerar uma criança, que deverá ser planejada, concebida, alimentada e educada. Um site deve ser planejado, deve ter um objetivo, deve ser bem desenvolvido e, principalmente, deve ser atualizado. Seu conteúdo deve ser alimentado com constância, método e de acordo com o que o público demanda.
Um site bem planejado consegue mesclar as principais funções – servir, informar, entreter e fidelizar o leitor/cliente/internauta – com o objetivo de seu criador - vender um produto ou serviço. Juntar isso tudo em um site simples e eficiente não é fácil e é a razão da minha profissão existir. Planejamento prévio é fundamental: Devemos conceituar o site antes de começar a rabiscar o seu layout. Uma série de questões devem ser discutidas: [o que está entre colchetes é uma situação fictÃcia que servirá como exemplo]
- O site servirá para… [divulgar a minha padaria e oferecer serviço de delivery online]
- Vamos oferecer vários serviços para cativar a comunidade, tais como … [tabelas de horários das fornadas, mapas e condições do trânsito local, dados nutricionais dos produtos, concursos de receitas, promoções especiais nas comunidades no orkut, facebook, twitter etc]
- para produzir e manter isso tudo teremos que: prover verbas para a criação do site… [desenvolvimento dos aplicativos de comércio eletrônico, CMS, web design, fotografia, produção de conteúdo] e para posterior divulgação… [contratação de links patrocinados e ações em social media] e atualização de conteúdo [contratação de uma agência de conteúdo].
- Vamos usar o … [Joomla] como plataforma de programação porque … [é bem versátil, open source e conhecemos bons programadores]. vamos hospedar no provedor XYZ porque [é barato e tem bom suporte técnico] e vamos bolar um layout … [bem simples e fácil para todos acessarem]
Depois, ainda teremos que lidar com métricas e gráficos de visitação para avaliar o resultado de tanto investimento. Algo como conferir o boletim do filho, parabenizá-lo nas notas altas e conversar sobre as notas baixas. Uma das melhores formas de aferirmos a qualidade de um site é avaliando o “google page rank“: o destino de um site bem planejado é a posição mais alta possÃvel em uma pesquisa do Google. A análise cuidadosa das métricas dará as informações que precisamos para planejar o futuro do site: quais áreas devem ser enriquecidas, quais não estão dando o retorno esperado, o que o cliente quer.
Enfim, você que quer/precisa criar um site para o seu empreendimento, mentalize estas e as outras várias questões que eu levanto nesta série de artigos. Não pense que, por estar melhor planejando ou estruturando o projeto de criar um site, estará tornando o seu desenvolvimento mais caro. O orçamento é o mesmo, para um site bem ou mal planejado. A diferença é no retorno que o site bem planejado dá.
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